segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Passaporte Singular

Passaporte Singular (link)
um role-playing poem por Eduardo Caetano
realizado para o Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos, edição 2015
Brasil, 2015

PASSAPORTE SINGULAR

SOBRE:
Passaporte Singular é um Poema de Interpretação para duas pessoas, sobre aquilo que não pode ser expresso em palavras. Com uma forte carga de abstração e procedimento ritualístico, o jogo não delimita o quais os limites da relação o mundo real dos jogadores e o universo ficcional que possam elaborar em sua mente durante a sessão, propositalmente a fim de evocar elementos de Bleed* através de uma abordagem Close to Home**.

O Viajante e o Companheiro dedicaram boa parte de suas vidas em busca da Resposta Fundamental, e agora encontram-se diante da Porta que os separa do tão aguardado objetivo.

SOBRE O USO DOS ELEMENTOS DO CONCURSO:

EXPERIÊNCIA: Inefável
A busca por sentidos e respostas sobre o que está além da capacidade da conceituação humana, através de procedimentos de foco, meditação, expressão gráfica, etc. Justamente pela Experiência lidar com algo além da capacidade de verbalizar, o jogo utiliza técnicas não verbais, simbólicas e abstratas.

INSPIRAÇÃO: Vizinhança
Vizinhança aqui interpretado como “Close to Home” (próximo de casa), característica meta-técnica muito utilizada pelos Larps Nórdicos, de contextualizar o universo ficcional em um cenário próximo e cotidiano do jogador a fim de gerar um envolvimento pessoal e emocional através de “Bleed” (sangria - as experiências e emoções do jogador transbordam para o personagem e vice-versa). É recomendado que os jogadores tenham um relacionamento mais próximo e íntimo, e que depositem questionamentos filosóficos reais que eles mesmos indagam, como elemento do jogo.

METAS: 4a Parede e Gráfico

4a Parede: O jogo necessita que ambos participantes tragam algo real seu, de forma sigilosa, que simbolize a relação entre os jogadores. O dono poderá abdicar de sua posse, como tributo ou sacrifício por ter sido o único escolhido a atravessar a porta em busca da Resposta. O outro jogador receberá este “presente” como espólio, por abdicar da busca e ceder a chance de descobrir a resposta, para o outro jogador, além de simbolizar a experiência adquirida com o amigo durante a jornada.

Gráfico: A única forma de input mecânico dos jogadores se dá através de suas expressões gráficas sobre o papel de forma sigilosa, podendo ou não servir de referência simbólica ou abstrata no último ato do jogo para o outro jogador formalizar em sua mente a Resposta à sua Pergunta pessoal.

PROCEDIMENTOS:
O arquivo comprimido deste jogo possui duas pastas:

ARQUIVOS PARA LEITURA - onde os documentos estão formatados para facilitar a leitura em plataformas digitais.

ARQUIVOS PARA IMPRESSÃO - onde os documentos estão formatados para impressão a fim de facilitar os possíveis playtests.

http://www.4shared.com/zip/Z6iOGdANce/PASSAPORTE_SINGULAR_-_FVM2015.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário