sábado, 24 de maio de 2014

Breves Encarnações [2a versão]

Breves Encarnações (link)
um role-playing poem por Goshai Daian
Brasil, 2014

Breves Encarnações é um poema de horror doméstico para 3-5 pessoas. Cada uma delas interpretará, respectivamente, o Papai, a Mamãe e o Bebê no dia mais triste de suas vidas. Quem representa o Bebê também é responsável por introduzir e conduzir o jogo. Breves Encarnações é livremente inspirado no conto quase homônimo de David Foster Wallace e um role-playing poem por Goshai Daian.



PREPARAÇÃO - A FAMÍLIA


Todos se sentam de frente para o Bebê.

O Bebê diz: “Aquele era um dia como outro qualquer… O Papai do lado de fora e a Mamãe dentro de casa. O Papai do lado de fora, fazia o quê?”

O Papai diz o que está fazendo: consertando a porta, cortando a grama, lavando o carro, etc.

O Bebê diz: “A Mamãe dentro de casa, fazia o quê?”

A Mamãe diz o que está fazendo: cozinhando, lavando a roupa, trabalhando no escritório, etc.

Num jogo para mais pessoas, o casal se desdobra em quatro, cada outro participante representando os Vícios ou as Virtudes do Papai ou da Mamãe.


O JOGO – COLOCAR A ESCADA E SUBIR


Após a preparação, o Bebê começa a dizer/perguntar coisas vagas e perturbadoras ao casal. “Aquele foi o dia mais doloroso da minha vida”, “Por quê?”, “A Mamãe não gosta de mim?”

As pessoas interpretando o casal devem então narrar um fato em torno do que foi dito. O fato é sempre alguma coisa do passado da família e deve sempre, necessariamente, envolver o Papai, a Mamãe e o Bebê.

O Bebê define quem fala com o seu olhar. Ele olha fixamente para alguém, que pode ou não fitá-lo de volta. Quando o Bebê dirige seu olhar para outra pessoa, aquela interrompe imediatamente a sua fala, passando a palavra, tendo ou não feito a sua narração por completo.

Assim se sucede até o final da rodada, quando o Bebê diz novamente... coisas perturbadoras.

Nem o Bebê nem o casal devem dizer exatamente o acontecido naquele dia, que deve permanecer sempre como um não dito.


O DESFECHO – RETIRAR A ESCADA E DEIXAR NO AR


Correm as rodadas até que, em algum momento do jogo, durante a fala do Bebê, ele faz sua despedida, como se sua alma estivesse subindo, observando a todos, cada vez mais pequeninos lá embaixo.

Breves encarnações funciona bem como um warm up, levando em média de 15-20 minutos para ser realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário